Intervista Creative Solutions

Nossa opinião

O e-Commerce cresceu e mudou. Sua empresa fez o mesmo?

O e-Commerce cresceu e mudou. Sua empresa fez o mesmo?

Há anos venho conversando com empresários de diversos setores, dirigentes de empresas dos mais variados tamanhos. Por força do meu trabalho em desenvolver portais de e-commerce e websites para estas empresas, gasto muito deste tempo de desenvolvimento para pesquisar e assim conhecer sobre cada um deles com o propósito de entregar sempre uma ótima experiência na hora de vender pela Internet.

 

Para estes empresários, sempre sugeri que a jornada de vendas pela internet fosse iniciada o mais rápido possível. Pode-se por exemplo, criar e desenvolver um website institucional para uma agência de viagens por exemplo e já deixar tudo pronto para a venda de passagens e pacotes de viagens.

Muitos deles seguiram por este caminho, investiram tempo e dinheiro para inaugurar seu e-commerce antes de toda esta loucura da pandemia do COVID19 nos fazer passar longos períodos dentro de casa em isolamento social.

O que vimos e ainda estamos vendo neste difícil período que o mundo todo está passando foi uma verdadeira transformação em tudo que se conhecia sobre mercados virtuais. Quem saiu na frente, permanece na dianteira desta corrida pelos cliques do consumidor. Quem deixou para pensar mais tarde, o “mais tarde” chegou e forçou uma corrida ferrenha em busca de desenvolvedores e seus sistemas, que resolvessem a urgência de estar presente no e-commerce de um dia para o outro.

Fenômeno similar ocorreu com os cursos EAD. Outrora vistos como o “primo pobre” dos cursos presenciais tradicionais, a importância dos cursos a distância nunca foi tão valorizada , tornando-se vital para a continuidade dos estudos de nossas crianças, de nossos alunos bem como de faculdades que sempre menosprezaram os cursos EAD. Agora se sabe que eles são – ou têm potencial para serem – tanto ou mais exigente em seus conteúdos e suas avaliações.

Mas como vimos, o “mais tarde” chegou! E a sua empresa e seus negócios? Como você está tratando a possibilidade de estar frente a frente com seu consumidor através da Internet? Uma coisa que você precisa considerar : O e-commerce é uma ferramenta que já era muito utilizada pelo consumidor de nossos produtos e desde março de 2020, a Câmara brasileira de e-Commerce mostra que este canal de vendas cresceu mais de 120 por cento! Números de encher os olhos de profissionais apaixonados por e-commerce como eu.

O Mercado Livre por exemplo, adquiriu no período entre fevereiro e Maio de 2020, mais de cinco milhões de novos clientes, destes mais de 2,6 milhões são brasileiros! Fazendo do Mercado livre, a empresa de maior valor de mercado da América Latina. 

Estes números e informações atestam para aqueles que ainda torciam o nariz para o mercado virtual, que o hábito de comprar produtos e serviços através de portais de e-commerce, sejam elas grandes marketplaces ou pequenas iniciativas, veio para ficar para sempre. Não há nenhum indício de que o cidadão vá abandonar um hábito com o qual está acostumado, depois que a pandemia acabar! O movimento é totalmente contrário a isso: O e-commerce ainda tem muito que crescer, novas empresas vão se estabelecer exclusivamente no mercado virtual e aquelas do mercado físico, adotarão este moderno e agora confiável canal de vendas. 

Vale o ditado antigo: A sua empresa deve estar onde o seu público está! E pronta para atender a todas as suas demandas.

Forte abraço! JC Francez

TIKQT INTERVISTA CREATIVE SOLUTIONS

Orgulho em estar ao lado das Micros e pequenas empresas.

Todos os direitos reservados

Rolar para cima