A primeira lição : Pare de ouvir especialistas! Eu por exemplo não sou especilista em Redes sociais mas já posso te adiantar que há uma enorme divergência entre os profissionais de mídia quanto a eficácia das redes sociais para todos os tipos de negócios.
Vamos analisar rapidamente o panorama atual das Redes Sociais? os grandes sites de relacionamento social, que errôneamente creditamo à mente criativa de Mark Zuckerberg, sim, ele não as inventou mas sim, deu nova cara à elas. O Orkut já existia, o MySpace já existia, enfim. O Facebook tornou uma ideia antiga em algo poderoso e monetizou tudo isso.
É bem lógico dizer que o Facebook – empoderado pela característica do Ser Humano de se aproveitar de algo que gere dinheiro, seja onde e como for – é o responsável por fazer das Redes Sociais o meio de comércio que se vê atualmente. Facebook e seus braços WhatsApp e Instagram, bem como ..opa! não sobrou nenhuma outra Rede Social relevante que não seja de propriedade do Facebook, são responsáveis por uma verdadeira onda migratória de publicidade focada em mídias digitais agora direcionada ás redes Sociais, migração esta impulsionada pelo carisma das Redes, pelo caráter “inovador” da coisa toda e das mentalidades “Yuppies” das agencias de publicidades modernas, aquelas mesmas cheias de profissionais jornalistas sem diploma!
Mas se pensarmos um pouco encontraremos alguns pontos bastante interessantes neste universo todo. Primeiro: sua empresa e seu produto e o seu público alvo inserido no contexto frequentam as Redes Sociais? Se a resposta for sim, a sua publicidade em Redes Sociais surtirá ALGUM resultado. Se a resposta nua e crua for não! obviamente, direcione seus investimentos para outras mídias digitais como GoogleAds, blogs direcionados ao seu público alvo, eventos digitais e por ai vai.
Costumamos dizer nas agências de Internet que a realidade é dividida em dois hemisférios. Para você entender: Um deles é o público que segue suas páginas e perfis nas Redes Sociais, estes são seus compradores potenciais, geram leads, números para campanhas etc.
Outro é o público que procura sua empresa em buscadores como o Google. Este é o público que – se clicar para entrar no seu site – já comprou a ideia da sua empresa e agora só falta seu produto ter eficiência para convencê-lo a finalizar a compra. Percebe a diferença?
Se, enquanto seus milhares de seguidores precisam a todo momento serem convencidos a, por algum motivo, entrarem no seu site para conhecerem seu produto ou serviço e ai sim, finalizarem a compra, uma vez que escolherem seu site através dos buscadores, metade deste árduo caminho já foi percorrido e a decisão da compra é muito mais natural e tranquila.
Ai entra a análise do seu público alvo. A geração Cristal, os jovens que hoje estão com até vinte anos, vivem nas Redes Sociais e são consumidores vorazes de tudo que circula pela Internet. Jogos, roupas, viagens, shows. É uma infinidade de produtos dirigidos especificamente a este público e a divulgação através de Facebook, Instagram e WhatsApp é de extrema eficiência.
Se você vende postes para a rede elétrica o caminho é outro.
Especialista