Toda vez que sou questionado a respeito do sucesso de um empreendimento na internet ou do porquê uma empresa pequena deve investir na construção do seu próprio website passo horas discorrendo sobre o assunto e para isso, uso argumentos um pouco diferentes da maioria,
“O que vemos nos dias de internet moderna são pequenas empresas se misturando com usuários pessoas-físicas e esquecendo sua real personalidade”
“Redes Sociais são um grande CANAL de venda, sua empresa na internet é o SEU SITE que por sua vez, usará diversos canais de vendas”
“Imagine o Facebook como um grupo de amigos – um dos bem grandes – O Instagram , outro grupo de amigos, o Pinterest, uma linda revista e você pode anunciar em todos eles mas o SEU SITE está no UNIVERSO, entende a diferença?”
Estes são alguns dos muitos argumentos que eu costumo utilizar em minhas palestras ou mesmo para responder algumas objeções de pequenos empreendedores que por algum motivo ainda tem dúvidas em investir para colocar sua empresa na Internet.
Que a Internet mudou o mundo é inegável. Com ela , as possibilidades foram tão grandemente exploradas que arriscaria a dizer que ainda hoje, somos incapazes de prever com absoluta certeza, o que veremos nas próximas gerações de negócios para a Internet. E isso é algo absolutamente apaixonante.
Fazer parte deste universo é mais do que uma necessidade comercial: é uma obrigação. Consequentemente, estar fora dele é mortal para todo e qualquer cidadão! A não ser que você seja um daqueles monges tibetanos !! Não por sua vocação religiosa, mas porque o Tibet é um território Chinês e na China ninguém pode ter um site próprio com tanta facilidade.
Ou seja, a Internet criou a necessidade de estar nela e a dificuldade técnica de produção de um website profissional, fez com que profissionais liberais ou empresas de pequeno porte, acabaram levando seu pequeno capital para as Redes Sociais, que por sua vez, os fizeram acreditar que “ali tudo já estava pronto”.
Considere que empresas médias e grandes nem discutem a ideia de terem seus próprios websites, elas os tem e pronto, porque sabem a importância disso.
Não sou contra as redes sociais, elas revolucionaram a forma com que nos relacionamos com o mundo, mas elas não substituem em importância o site próprio de uma empresa, pura e simplesmente, por diversas razões.
Na prática, aprendemos que uma empresa de sucesso possui seu próprio website, com todas as suas descrições como o que fazem, suas metas, no que acreditam e tudo que a engenharia de requisitos determinar e – insisto no ‘e’ – todas as formas de a empresa ser encontrada dentro e fora das redes sociais como seu endereço físico, telefones, e-mails, uma página para contato rápido facilita muito o acesso a informações e todos os links para as redes sociais do tipo “ Esteja Onde Seu Cliente Estiver” ou seja, Facebook, Instagram, Pinterest se for o seu caso e fique atento constantemente nos movimentos da grande rede para o surgimento de novas redes sociais segmentadas, isso fará com que surjam redes sociais específicas para o seu segmento de mercado ou algo que se encaixe perfeitamente no perfil da sua empresa e/ou negócio. Ufa, com isso, acho que você concorda comigo que isso não é um trabalho dos mais fáceis, não é?
E não é mesmo. Escolher com critérios uma empresa que seja seu parceiro na elaboração e na construção do site do seu negócio é um assunto bastante importante. Estes profissionais serão responsáveis em um primeiro momento , por todo o design do novo site. Isso envolve técnicas de design, de equilíbrio, textos bem escritos e porque não, de muito bom gosto!
Definidos todos os procedimentos de construção e inaugurado o site é o momento da divulgação, Google em primeiro lugar, depois faremos divulgação no Google de novo! e assim por diante…Em algum momento a Internet nos mostrará algo diferente mas atualmente o melhor lugar para se anunciar é no Google!
Segundo associações especializadas em todo o mundo, 94% de toda a propaganda pela Internet no mundo é feita através da Google! A empresa lidera estas estatísticas há anos e não parece disposta a perder a liderança tão facilmente. Seus modelos de anúncio são fáceis, diretos e eficientes. Eu sei que você pensou no Facebook…Como ele só divulga anúncios de quem está no Facebook, não aparece nas pesquisas porque não indexa qualquer site externo. Ou seja, para anunciar, o anunciante deve possuir uma conta no …Facebook
Em segundo lugar com 2,3% de toda a propaganda mundial aparece o Yahoo! Uma empresa também originariamente americana, pouco ativa no Brasil, mas que ainda tem alguma força quando o assunto é propaganda em vários países do mundo.
O Bing, um buscador ligado a Microsoft vem em seguida com 2% do total das buscas mundiais e o restante é dividido por todos os outros buscadores, interessante não é?
Com seu site publicado, devidamente divulgado no maior buscador do mundo que é o Google, depois de alguns meses é o momento de sabermos como tudo isso está funcionando e para isso fazemos uso de ferramentas de métricas! É possível saber qual horário seu público prefere visitar o seu site ou em que dia da semana. Com um pouco mais de investigação somos capazes de dizer a faixa etária dos seus visitantes e um monte de outras variáveis que nos ajudam a montar um perfil que valida muitas das nossas ações de Marketing para que você possa tomar decisões com mais segurança.
Uma outra métrica que também avaliamos é o tempo que seu site permanece no ar. Ele deve estar disponível vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana ou algo bem perto disso, mesmo porque descontamos destes números, os horários programados para manutenção preventiva, realização de Backups, etc
O importante para seu cliente é digitar o endereço do seu site no navegador e o seu site aparecer para ele, bonito, elegante e funcional! É a sua empresa vendendo todas as horas do dia, todos os dias da semana!
Você deve estar se perguntando “Mas eu já tenho minha página no Facebook e para mim , já está bom”, não está? Eu vou te responder: Fico feliz com isso. Isso me diz que você está experimentando a internet em um certo nível, mas agora vamos tornar as coisas um pouco melhores para você, pode ser?
O Facebook é uma grande iniciativa! Eu uso, você usa, todo mundo usa! ops, nem todo mundo.
O Facebook já parou de crescer na Europa e nos EUA. No Brasil o crescimento é muito menor do que era no passado e recentemente divulgou-se que metade das 2,13 bilhões de contas registradas do Facebook seriam Fakes. Para efeito de mercado financeiro, consideramos o número de acessos diários ao site e não o número de inscritos. Para se ter uma ideia, a média de acessos diários nos países da Europa caiu de 287 milhões para 278 milhões.(Fonte Olhar Digital).
Recentemente outro estudo apontou que para cada conta aberta no Facebook, outras cinco são abertas no Instagram, também de propriedade da META, dona do Facebook!
Toda empresa deve ter uma página de negócios no Facebook, obviamente. Fazer dele seu único lugar na internet, nunca! Há movimentos claros do Facebook neste sentido, mas mesmo assim, ele não consegue driblar algumas características que limitam suas páginas
1 – Design limitadíssimo , dificuldade de se trocar cores internas, distribuição de imagens sempre estáticas e limitadas a UM banner com vídeo e nada mais!
2- O mecanismo de buscas interno do Facebook busca sempre DENTRO do Facebook, ou seja, restringe o universo ao universo Facebook;
3- Falta agilidade para inserção de novos aplicativos que você queira desenvolver especificamente para o seu negócio. Só é permitido usar os aprovados por eles.
Construindo seu próprio site com acompanhamento de profissionais, o que ocorre é o seguinte:
1- Sua imaginação é o limite do design para o seu site! não há limites para nada. Imagens, banners, com ou sem vídeos, câmeras ao vivo, enfim, são infinitas as possibilidades. Posso ficar horas inventando alguma coisa aqui;
2- Buscas dentro do seu site responderão primeiramente por serviços e produtos dentro do seu site, depois de toda a internet, ou em sites designados por você. Você decide, sempre;
3- Se você quiser um aplicativo dentro do seu site que apresente seu produto pintado com bolinhas amarelinhas, você terá um, se você quer um mapa do Google que apresente um carrinho andando pelas ruas da sua cidade, considere feito. Pense e nós fazemos .
Autores respeitados do mundo do marketing como Philip Kotler ensina que para o marketing 5.0 o mais importante é utilizar a tecnologia para gerar boas experiências. Para as várias gerações que vivem e consomem ao mesmo tempo, cada uma com suas necessidades e anseios diametralmente opostos, experiências inesquecíveis sempre as aproximam.
Boas experiências, uma jornada do consumidor sem atritos, clientes sendo encantados através de vários canais dentro de um mesmo funil de vendas para conduzi-los para um ambiente de fechamento de vendas ideal, pleno e eficaz: O seu site.
JCFrancez, é Web Designer e especialista em UX – User Experience pela Universidade Anhembi Morumbi.